quarta-feira, 1 de outubro de 2014

O Sorriso de Mona lisa


 Acabei de assistir o filme "O sorriso de Mona lisa." 
 Julia Roberts representa uma professora que vai dar aula em uma escola feminina tradicionalista, que ensina as meninas a se tornar futuras boas esposas e mães. No filme a professora tenta abrir a mente das meninas para um pensamento liberal, enfrentando a administração da escola e as próprias alunas.
 No final do filme, uma das alunas faz um comentário sobre Mona lisa ( quadro de Leonardo da Vinci). Fui observar o quadro,  e fiquei olhando constantemente aquela mulher. Ela representa um sorriso, mas penso comigo;  será que ela realmente estava feliz? E trago isso para nosso dia a dia; Quantas mulheres não se casam para apenas seguir o padrão? Para não ser rejeitada na sociedade,  e até mesmo em seu meio familiar. Muitas dessas mulheres não são felizes em seus casamentos, pois talvez aquele não era seu desejo. É triste e revoltante toda essa repressão em cima das mulheres. Porque afinal não podemos simplesmente não casar? Ou ter filhos,  não sei. O que isso nos diferenciará das outras mulheres? Por que todos insistem nesse padrão?
 Sinto que ainda seremos muito reprimidas em relação a isso e tantos outros assuntos sobre a mulher. Mas nossa luta será contínua. 
 Eu fui,eu sou, eu serei. (Rosa Luxemburgo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário